Bloco B Arquitetura

O patrimônio paisagístico local direciona a organização espacial e a relação entre paisagem natural e construída, entre a memória e novas possibilidades de ocupação. Desvendar a história da Praça Central é como contar a história de Guaratuba e os diferentes períodos da relação entre água, cidade e conformação do espaço urbano. As ruas de traçado ortogonal, desenhadas regularmente entre as águas da baía e o mar atlântico, evidenciam o caráter histórico local, já pouco expressivo através das suas edificações

A premissa de integração entre mar, cidade, praça e a Baía de Guaratuba, resulta em um desenho que prioriza o pedestre, a acessibilidade universal e restrição ao automóvel, estimulando o uso da bicicleta através de ciclofaixas e vias compartilhadas. Todo o entorno da praça está no nível do pedestre, configurando as vias como zona 30 - o que amplia a área útil da praça sem comprometer o fluxo de veículos. Uma modulação de 2,5x5m ao mesmo tempo em que viabiliza regularidade e racionalidade construtiva, permite criar espaços dinâmicos [estares urbanos] intercalando os tipos de pavimentação e canteiros.

Isométrica Norte
Desenho Técnico 1
Desenho Técnico 2
Desenho Técnico 3
Desenho Técnico 4
Desenho Técnico 5
Panorâmico Frontal do projeto

Os fluxos e conexões e a vegetação preexistente determinam o critério de locação dos estares, mobiliários, espaço infantil, jogos. Um largo se forma em frente à Igreja, para valorizar o patrimônio tombado e direcionar o olhar ao caminho que leva à Baía. A modulação proposta permite ainda a construção da praça em etapas, além de viabilizar a realização da Festa do Divino. Surge uma nova Praça, que possa ser chamada de fato como Central.

Fachada lateral com matos

PRAÇA CENTRAL DE GUARATUBA

Localização: Guaratuba, PR

Autoria: Bloco B, Desterro Arquitetos, Giz de Terra Paisagismo.

Detalhe do projeto 1
Detalhe do projeto 2
Detalhe do projeto 3
Detalhe do projeto 4
ED. ALMÁ

Próximo Projeto

ED. ALMÁ