top of page

A potência do abandono: políticas e contradições nas intervenções artísticas em espaços abandonados

​

​

​

Por Camilla Ghisleni

O presente trabalho surge de um percurso investigativo pelas intervenções de cunho-artístico cultural que têm ocorrido nos espaços urbanos abandonados. Por meio da elaboração de uma cartografia deste abandono abordam-se as ocupações artísticas permanentes e aquelas de caráter temporário, como circuitos e eventos. Para isso, orbita-se em torno do espaço abandonado apresentando suas características quanto elemento que tensiona a contemporaneidade e traz à tona, além dos questionamentos urbanos como especulação imobiliária, concentração de renda e produção desigual do espaço, nuances existenciais tais quais o enfrentamento da degradação e da finitude. Em meio a essa “peculiar geografia”, apresenta-se a potência do espaço urbano abandonado como lugar aberto a alteridade, capaz de receber atividades e ações artísticas e, por meio delas, criticar a ordem vigente. Sob este viés, são pontuadas estratégias artísticas que permeiam o abandono na forma de micropolíticas, bem como, o complexo movimento de organização que se estabelece dentro das ocupações e que é pautado por utopias, lutas, contradições e poéticas. A pesquisa, instituída através de dois eixos fundamentais – análise bibliográfica e visitas às ocupações – revela, portanto, o espaço urbano abandonado como receptáculo para uma pluralidade de processos artísticos, reafirmando sua potência enquanto território livre. Além disso, constata-se uma diferença tática e espacial entre as formas de apropriação permanente e efêmera que as distingue como intervenção mas, ao mesmo tempo, permite que compactuem na atuação crítica da ocupação do espaço, estabelecendo uma poética que formaliza as propriedades entrópicas do abandono e desafia a rigidez da cidade contemporânea. Palavras-chave: espaço urbano abandonado.

​

Para conhecer melhor, visite o texto completo da dissertação de pós graduação da Camilla.

​

LOGO_V_05_sem%20arquitetura-04_edited.pn
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page